A escolha do tipo de piscina é extremamente vasta. A sua escolha dependerá das suas preferências pessoais, do seu orçamento, do modo de montagem.

Piscinas em blocos de betão

Piscinas em blocos de betão, é de todos os métodos conhecidos o que reúne o maior conjunto de valias. A sua construção é extremamente rápida, o que torna menos onerosa, e com o revestimento em tela armada garante estanqueidade absoluta e permite a realização de todo o tipo de formas.

A construção de piscinas do fundo é realizada em betão armado, bem como pilares e cintas de travamento, restante estrutura em blocos de betão. O revestimento é feito em membrana armada tipo Alkorplan 2000, cujas qualidades intrínsecas garantem a temperatura da água mais quente entre 4º a 5º, uma manutenção muito fácil com especial resistência às manchas, quer sejam provocadas pelo sol (raios UV) ou por intermédio da água (produtos de tratamento, poluição, óleos solares, etc) e da terra (microrganismos de subsolo). Todas as suas qualidades são oficialmente reconhecidas.

Piscinas fora do solo (elevadas)

Este termo designa uma gama muito ampla de produtos cujo único ponto em comum é poderem ser instaladas sem proceder a obras de terraplenagem. Estas estruturas são em geral menos custosas do que as piscinas enterradas e podem ser instaladas facilmente. No entanto, o facto de ficarem assentadas no solo dá-lhes um aspecto de elemento acrescentado, que pode prejudicar a estética do seu jardim.

Certas piscinas fora do chão são concebidas de maneira a poderem ser enterradas para limitar o impacte estético, mas neste caso o preço torna-se menos interessante e a fiabilidade mais arriscada, segundo o tipo de produto.

Piscinas em betão

É talvez o mais clássico método de construção de piscinas. O betão armado permite-lhe dar uma forma ao projecto mais audaz. A forma que imaginar é possível de ser executada em qualquer terreno com esta técnica.

O fundo e paredes do tanque é construído em betão pronto, aplicado e vibrada entre duas cofragens.

Nesta opção de construção da cuba, o revestimento poderá ser opcional, dando o cliente, primazia ao revestimento vítreo. Agregado ao revestimento vítreo, coloca-se um produto impermeabilizante para nos garantir a estanqueidade total.

Também poderá optar por outro tipo de revestimento como, tela armada, fibra de vidro, pintura , agregados de seixos ou cerâmica.

Piscinas pré-fabricadas

São pré-fabricadas em fábrica, o que permite limitar sensivelmente o seu custo de fabrico e de montagem, garantindo ao mesmo tempo uma qualidade constante se você escolher um construtor reconhecido. Estas piscinas podem ser em módulos de aço, em módulos de aço revestidos com polímeros, cofragens perdidas... Este tipo de piscina permite uma enorme liberdade de formas e uma solidez equivalente, ou até mesmo superior, à das piscinas em betão.

Algumas podem ser instaladas directamente pelo comprador, o que lhe permite realizar importantes economias suplementares.

Monoblocos

Estas piscinas em poliéster são inteiramente produzidas em fábrica antes de serem entregues directamente ao domicílio do comprador. A instalação é rápida, já que tudo é pré-fabricado; no entanto trata-se de uma operação bastante delicada e deve portanto ser efectuada por um profissional. Consideradas as limitações ligadas ao transporte, esta solução deve ser reservada a piscinas pequenas e a propriedades de fácil acesso.